sexta-feira, maio 27, 2005

Fortaleza ou "Ufa"?!

Às vezes, quando dou por mim, estou a observar formigas...
Sim, formigas!!
Vcs já as observaram...?! Sempre ativas, sempre correndo, sempre trabalhando...muitas das vezes em conjunto...
Pequeninos seres, rodeados e à mercê de perigos gigantescos: pés que caminham, enormes pássaros, inundações torrenciais...
Tão vulneráveis....tão desprotegidas...ai...morro de pena!
Se fosse uma, certamente seria um formiga com a Síndrome do Pânico...(ai minha filha, formiga é formiga, não é gente idiota como vc, com medo, com pânico, com não sei o quê...não as subestime, por favor!)

Outro dia pensei seriamente sobre a possibilidade de me manifestar publicamente pela criação da Fortaleza das Formigas...! Ai, já pensou?! Que máximo seria isso!!
Simples...um lugar com bastante terra, açucar (elas gostam bastante!), umas asinhas de barata (pq já as vi carregando isso), um verdinho básico, uma aguinha (inofensiva, não aquelas máquinas de inundações, como torneiras e chuveiros!) e uma enorme redoma a lhes proteger!...Pronto, acho que estaria de bom tamanho!...(não me venham com explicações biologicamente técnicas...essas formigas são da minha imaginação e elas viveriam bem,assim, desse jeito!)

Que lindo...tudo perfeito...! Nunca mais veríamos formigas esmagadas, afogadas, capturadas, mastigadas...

Será que daria certo?!...

Num sei...

Será?! ....

Ficariam aprisionadas...tudo muito ao alcance, né?! ...Muito fácil. Pôxa elas são muito enérgicas..fortes...andam de lá pra cá com um velocidade impressionante! É...logo, logo todas estariam entendiadas e depressivas (olha eu, novamente comparando as formigas a um reles ser humano!..mas deixa, continuarei nesse raciocínio...),
Putz...olha só?! Vai ali tem um grãozinho de açucar...é só encher a pança...Deu sede?...olha a água aqui....pôxa...Fominha de verdinho?!...só comer uma graminha...!
Hum...que saco...coisa mais sem graça!! Isso por um tempo até poderia ser bom, mas e depois?! Que paradeiro dos diabos!
Nenhum "pezão" humano prestes a pisotear uma população inteira...e em contrapartida, nenhum: "Ufa, conseguimos, o pé não nos atingiu, corri pra caramba...ufa..!"
Nenhum "plano" mirabolante colocado em prática para salvar a todas da fome imposta pelo longo e tenebroso inverno...

Que tédio!!!

Ahhhhh...é tão bom um: "ufaconseguimos" ou um "ufasobrevimemos"...!
Acho que elas curtem um "ufa" tanto quanto a gente.....
Tudo bem, tem o perigo e tal, mas quando nos safamos é tão delícia! (delícia mesmo)...

Abaixo a idéia da Fortaleza Formigana!!! (também eu não penso, naum é? e eu lá queria uma Fortaleza Humana?! Deus me livre!)

Tsc...ontem, durante o banho, salvei uma formiga. Ela estava lá se debatendo na "correnteza", próxima aos meus pés, daí a peguei rapidamente. Quando, quase no final do resgate (estava colocando-a sobre a pia), ela começou a subir correndo no meu dedo!! (esperta a bixinha, né? tava morrendo agorinha e num segundo já sai correndo...), putz...tenho nervoso de bicho andando em mim, (sei que é inseto, mas pra mim é bicho...), então, sacudi a mão e ela voou longe...! Mas............(tcham...tcham...tcham...) caiu no seco !(não teve traumatismo "craniano"...patinhas - patinhas?! - tbém inteiras)...cheguei a vê-la saindo desesperada por debaixo da porta...
Legal, não é? "Salvei uma formiga da morte!", (pelo menos uma boa ação no dia) mas....num acabou aí...

Bom, terminando o banho, abri a porta e dei de cara com ela passeando ainda ali por perto, agora junto com uma outra amiga... (como eu as diferenciei? a que eu salvei era maior...) foi quando, meu marido, vindo ao meu encontro, levantou a "lancha" enorme do pé dele e..........
................ESMAGOU A MINHA FORMIGUINHA!!!

Abaixei a cabeça...triste...(realmente triste....), enfim...pensei:

Tadinha, ainda a pouco se felicitava com um "ufafuisalva" e agora, achatada por um pé branco, enorme e insensível...

Se eu voltei com a idéia da Fortaleza Formigana?!

Não....apesar de ter sentido a morte da minha formiguinha, ainda pude "ouvir" aquela sua amiga (que só não morreu pq correu pra caramba), exclamando: "UFA, CONSEGUI...GRAÇAS ÀS MINHAS PERNINHAS!"

Foi aí que entendi....

Na vida, há sempre a sorte e a possibilidade de sermos ajudados ou salvos, mas chegará um momento em que tudo dependerá apenas de NÓS!
Sim, os perigos nunca cessam e é bom que seja assim, são eles que nos fazem correr essa "maratona"....e será muito bom, ao cruzarmos a "linha de chegada",dizer:
"UFA....MESMO HAVENDO INUNDAÇÕES E PÉS-BRANCOS-ENORMES-INSENSÍVEIS, CONSEGUI CHEGAR, GRAÇAS ÀS MINHAS PERNINHAS...COMO É BOM ISSO!"

Fortaleza?! Que nada, preferimos um "UFA!"....eu e as formigas...

Um comentário:

Juliano Ribeiro de Oliveira disse...

Olá, Jack!

Olha... se isso serve de consolação, a existência desta saudosa formiguinha não foi em vão... Cheguei mesmo a ficar emocionado com a descrição que você deu ao ocaso dos dias dela.

Agora ponha reparo nisso: sem jamais tê-la visto, "ela" me fez pensar (através do seu post) em como nossas vidas têm um paralelo...

Espero que ela encontre o refúgio que não encontrou aqui na Terra.

Abraços...

Juliano.